Skip to content Skip to footer

Psicomotricidade

Promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo através do movimento organizado e integrado

A Psicomotricidade é uma  terapia de mediação corporal  que promove a capacidade da criança ou jovem  agir consigo mesmo, com o outro e com os objetos e o mundo ao seu redor.
Baseia-se na compreensão das interações entre a motricidade (tónus, posturas e movimento) e o psiquismo (emoções, compreensão, imaginação e intenção).
É uma técnica que potencia o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de  movimentos organizados e integrados, estando indicada para todas as pessoas, principalmente crianças e adolescentes.
Proporciona o máximo de experiências corporais e verbais, com recurso a vários materiais e com a utilização de modelos de intervenção e técnicas específicas para cada caso (atividades  de relaxação e de consciencialização corporal; atividades expressivas e lúdico-terapêuticas, entre outras).
Através do brincar o psicomotricista avalia o funcionamento emocional e motor do indivíduo e, também através do brincar, corrige  as alterações a nível mental, emocional  ou físico que se verifiquem, de acordo com a necessidade de cada um.

A Psicomotricidade é fulcral em problemáticas de incidência:
Corporal – desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da imagem corporal, da lateralidade, da estruturação espacial e temporal, dispraxias e problemas psicossomáticos;
Relacional – dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, instabilidade psicomotora, agressividade;  
– Cognitiva – défices de atenção, de memória, de organização percetiva, simbólica e conceptual.

Os nossos especialistas em Psicomotricidade:
Dra. Diana Martins
Dra. Joana Carvalho
Dra. Sara Jesus

Centro Psicopedagógico de Coimbra e Clínica de Saúde

Estrada da Beira, nº 318, Alto de São João
3030-173 Coimbra

Newsletter

Centro Psicopedagógico de Coimbra © 2022. Todos os Direitos Reservados.