Skip to content Skip to footer

Pedopsiquiatria/Psiquiatria da Infância e Adolescência

Prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas em Saúde Mental com início na infância ou na adolescência

A Pedopsiquiatria, também designada por Psiquiatra da infância e da adolescência, é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas em Saúde Mental com início na infância ou na adolescência.
As famílias podem recorrer esta especialidade quando observam problemas de atenção ou hiperatividade, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento e do controlo dos impulsos, problemas de humor, problemas de ansiedade, dificuldades na relação com os pares ou adultos, entre outros.
Em Pedopsiquiatria os sintomas assumem um significado de acordo com o contexto sócio familiar e a fase de desenvolvimento da criança, podendo o mesmo sintoma aparecer no contexto de patologias muito distintas. Deste modo, no decorrer da avaliação médica é importante excluir outros problemas que possam coexistir ou sobrepor-se.
Considerando o nível de desenvolvimento psicoafetivo, a história clínica extensa e pormenorizada e o exame do estado mental, a intervenção é adaptada às necessidades da criança, do adolescente e da família.

Os nossos especialistas em Pedopsiquiatria/Psicologia da Infância e Adolescência:
Dra. Manuela Soares
Dra. Vera Santos

Centro Psicopedagógico de Coimbra e Clínica de Saúde

Estrada da Beira, nº 318, Alto de São João
3030-173 Coimbra

Newsletter

Centro Psicopedagógico de Coimbra © 2022. Todos os Direitos Reservados.