Psicologia

Avaliação, diagnóstico e intervenção psicológica

A Psicologia é uma ciência que tem aplicações em praticamente todas as áreas e contextos das nossas experiências de vida, produzindo e aprofundando conhecimento sobre a origem e o desenvolvimento dos pensamentos humanos, emoções e comportamentos individuais e em sociedade. (OPP, 2022)
Os Psicólogos têm um papel ativo e global na promoção da saúde e do bem-estar, através de contributos para a redução do sofrimento e promoção do bem-estar, com o objetivo último da melhoria da qualidade de vida. (OPP, 2022).

O especialista em psicologia clínica e da saúde é aquele a quem é reconhecida competência científica na aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas na área clínica e da saúde, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica, intervenção, planeamento, monitorização, intervenção psicológica, avaliação da intervenção, conceptualização de caso e investigação dos seus clientes. (OPP)

Os nossos especialistas em Psicologia Clínica e da Saúde:
Dr. Alexandre Pena
Dra. Adriana Baptista
Dr. Diogo Facucho
Dra. Luísa Simão
Dra. Margarida Matos Dias

O especialista em psicologia da educação é aquele a quem é reconhecida competência científica na aplicação dos conceitos, metodologias e técnicas na área da educação, nomeadamente no diagnóstico, avaliação psicológica, intervenção, planeamento, monitorização, intervenção psicológica, avaliação da intervenção, aconselhamento e intervenção psicoeducacional e investigação dos seus clientes. (OPP)

Os nossos especialistas em Psicologia da Educação:
Dra. Margarida Matos Dias

A Psicologia da Justiça atua em áreas como a avaliação e a intervenção psicológica junto de vítimas de crimes, de agressores, de crianças ou jovens em situação de risco ou perigo e suas famílias, ou de jovens delinquentes. Os psicólogos com esta especialidade avançada auxiliam na tomada de decisão judiciais através de perícias psicológicas e de outras funções técnicas ou periciais, a pedido de tribunais ou outras entidades do sistema de justiça. Auxiliam, também, nos processos de promoção e proteção, adoção, tutelares educativos, penais ou cíveis (e.g. regulação do exercício das responsabilidades parentais, inibição das responsabilidades parentais, tutelas) (OPP)

Os nossos especialistas em Psicologia da Justiça:
Dr. Alexandre Pena
Dra. Margarida Matos Dias